quinta-feira

Dicas para Limpeza e Manutenção dos Móveis:

Dicas para Limpeza e Manutenção dos Móveis:
Para limpeza dos móveis , pano seco, limpo e macio é o mais recomendado. Nos móveis (madeira) com verniz não se deve aplicar produtos químicos (álcool, lustra - móveis, limpadores multi -uso etc...), e os mesmos não podem ficar expostos diretamente ao sol, pois podem deixar a madeira manchada. Caso precise trocar um móvel de lugar, não arraste, esvazie-o totalmente, e puxe-o pela base ou em local bem próximo a ela.

Limpeza de Estofados: Em estofados com tecidos mistos ou de algodão puro, é possível efetuar a limpeza rápida para evitar o aparecimento de manchas. Já nos estofados com manchas mais profundas, o ideal é procurar a ajuda de profissionais. Algumas dicas são úteis para a limpeza:

• Utilize sempre tecidos ou esponjas novas para limpar seus estofados.
• Para a eliminação da poeira, use escova com cerdas macias ou aspirador de pó de baixa rotação.
• Intervenha imediatamente após o problema, pois isso ajuda na solução.
• Para evitar sombras de manchas, limpe sempre a partir das bordas em direção ao centro da mancha.
• Quando for utilizar solventes, jamais coloque-o diretamente no estofado, mas sim no tecido a ser utilizado para a limpeza.
• Não apoiar ou sentar antes que o tecido esteja completamente seco.

Para reviver o pêlo utilize uma escova macia. Evite que o estofado permaneça em exposição direta ao sol ou sob alta luminosidade, para evitar a alteração de tonalidade do revestimento. Evite pisotear ou pular sobre o estofado, ou sentar nos braços. Estas atitudes poderão causar o rompimento da costura e/ou a perfuração do revestimento.

Limpeza de Vidros:
Limpe com uma mistura de álcool e detergente, ou usando flanela limpa e macia.. Em vidros com impressão não use produtos com solvente ou com amoníaco. Evitar batidas que possam alterar a estrutura molecular do vidro.

Limpeza de Peças Cromadas:
Para a limpeza e conservação do cromado, deve-se evitar produtos abrasivos como esponjas metálicas, saponáceos ou sapólio, álcool, detergentes, thinner ou qualquer tipo de solvente. Deve-se limpar utilizando somente pano limpo umedecido com água e sabão ou detergente neutro, em seguida usar flanela seca. Nas regiões de maresia ou ambientes agressivos a limpeza deve ser semanal. Quando o brilho diminuir de intensidade, passar cera automotiva líquida ou silicone com um pano macio.

Espanadores:
Não use espanador de pena porque ele removerá simplesmente a poeira ao redor, arremessando-a no ar. Os espanadores de pena não podem ser lavados e uma lasca pode riscar a superfície de madeira quando uma pena se partir.

A poeira é uma substância abrasiva, assim, espanar sem freqüência ou de maneira imprópria, pode criar uma superfície gasta, fosca, ao longo dos anos. A poeira pode acumular em trincas, rachaduras e em sulcos, fazendo a madeira ter aspecto escuro e desagradável. Esse acúmulo de poeira torna-se difícil de ser removido.

Um comentário:

Nathan (Artigo da Limpeza de Estofados) disse...

Bacana esse artigo, gostei. Afinal é importante um bom método para manter os diferentes móveis em perfeito estado de conservação.
Abraços !