sábado

Dicas para limpeza do banheiro

Saiba como limpar corretamente e manter seu banheiro impecável

O banheiro é um ambiente que precisa estar sempre em perfeitas condições de higiene. Por isso, é aconselhável que ele seja lavado uma vez por semana e limpo todos os dias, para evitar mau cheiro e o acúmulo de sujeira. Para manter o banheiro impecável, é necessário ter cuidados especiais e saber limpar corretamente cada peça. Aprenda algumas dicas para deixar seu banheiro limpo e cheiroso.

O que devo usar para limpar o banheiro?
Para limpar o banheiro, é preciso usar um produto multiuso ou detergente, desinfetante e água. Comece limpando os vidros com pano úmido e em seguida pano seco. Para tirar manchas dos espelhos, misture uma xícara de vinagre em 3,5 litros de água aplique em uma esponja e passe diretamente. Em seguida, lustre os vidros com um pano ou papel toalha. Outra dica é mergulhar uma folha de jornal amassada no vinagre e passar no espelho, depois limpe com outro jornal e em seguida passe um pano limpo e seco.
O boxe de vidro deve ser lavado semanalmente, aplique detergente neutro na esponja ou sapólio líquido e em seguida enxágüe. Se o boxe for de acrílico, aplique o detergente em um pano macio. Para remover restos de sabonete das portas do boxe, misture uma xícara de amaciante em água morna e aplique sobre ela.
As banheiras devem ser lavadas com solução de sal e aguarrás, ela ajuda a remover o amarelado. Após aplicar, enxágüe bem e use sempre luvas grossas. Os azulejos e pisos de cerâmica devem ser limpos a cada 15 dias. Dilua o sabão em pó ou sapólio, água sanitária e água e escove bem os rejuntes. Em granitos e mármores só é permito usar detergente. A pia deve ter uma esponja exclusiva para sua limpeza. Evite usar limpadores que arranhem a superfície, como por exemplo, a palha de aço, usar somente esponjas macias. Umedeça com água e detergente e em caso de sujeiras pesadas, espalhe um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue a área.
O vaso sanitário deve ser muito bem lavado. Usando luvas, aplique sapólio no escovão e esfregue bem a parte interna do vaso, pois este local costuma formar crostas trazendo mau cheiro ao banheiro. O local aonde a água vai embora também deve ser bem limpo todos os dias, pois forma limo trazendo cheiro desagradável. O canal por onde a água escoa, deve ser limpo profundamente com sapólio e o escovão, logo após, dar descarga jogar desinfetante e fechar a tampa. Na parte externa com uma esponja e desinfetante, limpe o assento, a parte de fora da bacia e a tampa.
Para limpar o chão, jogue um pouco de desinfetante e passe um pano com água. Para as paredes para não criarem bolor, é necessário limpá-las com uma toalha seca todos os dias. Sempre que limpar o banheiro, lavar a lixeira com detergente e desinfetante. Remova os cabelos do ralo, esfregue seu interior para tirar as áreas engorduradas, aplicando 3 colheres de soda cáustica em 1 litro de água ou aplique desinfetante.
O lixo deve ser removido diariamente. Depois de limpo, borrifar um spray desodorizador para deixar o banheiro mais cheiroso.

sexta-feira

Como organizar a geladeira




Aprenda a manter os alimentos bem conservados e aproveitar o espaço da geladeira


Se você costuma guardar os alimentos na geladeira empilhando potes, sacos plásticos e garrafas de qualquer jeito nas gavetas e prateleiras, fique atenta. A maneira como os alimentos ficam dispostos dos dentro da geladeira influencia na conservação e faz com que estejam próprios para o consumo. Os sinais de que um alimento está estragando nem sempre são visíveis e consumir esses alimentos pode ser prejudicial para a saúde e ainda causar intoxicação. Por isso, é importante saber a maneira ideal de guardar as compras do supermercado e evitar surpresas desagradáveis ao abrir a geladeira.

Como arrumar a geladeira
Os alimentos e produtos devem ser guardados de acordo com a temperatura que necessitam. Alguns precisam ser mantidos em temperaturas mais frias do que outros. Os legumes e verduras de folhas, como alface, agrião, rúcula e espinafre, devem ficar bem longe do congelador, pois o frio faz com que estraguem mais rápido. Guarde-os na gaveta inferior da geladeira, sempre embalados em sacos plásticos bem fechados.
Na prateleira inferior, logo acima da gaveta, coloque os alimentos que necessitam de menos conservação e as frutas, que só devem ser colocadas na geladeira se estiverem maduras e sempre em recipientes plásticos.
As prateleiras intermediárias da geladeira podem ser usadas para guardar guloseimas, carnes temperadas ou em fase de descongelamento, sempre acondicionadas em vasilhas. Guarde também sobras de alimentos, de preferência utilize potinhos ou recipientes retangulares ou quadrados, sempre com tampa. O formato dos recipientes possibilita que eles sejam colocados uns em cima dos outros e ocupem menos espaço na geladeira.
Na prateleira superior da geladeira, acomode os alimentos que precisam de mais refrigeração, como frios, sobremesas, massas frescas, pratos prontos, queijos, iogurtes, manteiga, requeijão e patês. Esses alimentos devem ficar em embalagens fechadas, para não espalharem odores pela geladeira. Guarde também os ovos na própria embalagem e com a ponta menor voltada para baixo.
A porta deve ser usada para guardar alimentos de consumo rápido, pois o abrir e fechar da geladeira provoca variação na temperatura e altera o resfriamento dos alimentos. Portanto, use as repartições da porta da geladeira para colocar água, sucos, refrigerantes, leite, geléias, vidros de azeitonas e conservas e condimentos como maionese, catchup e mostarda.
Os alimentos que são comprados congelados devem ser guardados diretamente no freezer e se forem descongelados, não devem voltar para lá.

quinta-feira

Cuidados com a panela de pressão

A panela de pressão é um utensílio bastante utilizado pelas donas de casa para cozinhar os alimentos com praticidade e rapidez. Mesmo sendo bastante popular, os cuidados necessários para seu uso não são conhecidos por todos. Para utilizá-la sem riscos de acidentes domésticos como, por exemplo, explosões são necessários cuidados indispensáveis.
E a atenção deve começar na hora da compra da panela de pressão. Verifique se ela traz o selo do Inmetro, pois ele garante a qualidade do utensílio. É comum que as pessoas utilizem a panela de pressão sem respeitar a capacidade máxima indicada pelo fabricante. Isso pode provocar o entupimento da válvula e deformar o objeto, aumentando ainda o risco de acidentes. Por isso, calcule o volume de água e alimento que serão utilizados e ocupe no máximo dois terços do volume da panela.
Para sua segurança, é muito importante também checar a vedação da panela de pressão. Na hora de lavar, procure por frestas ou áreas amassadas na tampa, elas podem fazer com que o vapor escape e a panela não produza pressão. Verifique também se a borracha da tampa da panela de pressão está colocada corretamente.
Enquanto a panela estiver no fogo, observe se a válvula está funcionando normalmente. Se a válvula não estiver liberando pressão, pode estar obstruída. Levante a válvula para resolver o problema. Não abra a panela assim que desligar o fogo. O ideal é esperar que ela esfrie naturalmente ou colocá-la embaixo da torneira de água fria, mas sem erguer a válvula.
Depois do uso, limpe bem a panela. A tampa e a borracha de vedação devem ser lavadas à parte. Troque a borracha a cada três meses. Com o uso, ela vai perdendo a elasticidade e sua função de vedar a panela fica comprometida.

quarta-feira

batatinhas fritas fiquem sequinhas

Para que as batatinhas fritas fiquem sequinhas haja da seguinte maneira: depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutos e logo após em águagelada.Escorra-as bem, frite em bastante óleo e coloque-as sobre o papel toalha.

terça-feira

Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.

Para evitar que o arroz guardado umedeça, coloque uma fatia de pão no recipiente utilizado, trocando-a de quando em quando.

segunda-feira

Pintando gesso


pintandoHá uma certa dificuldade na hora de pintar o gesso, pois o gesso possui algumas características que nao aderem bem a tinta, e depois de um certo tempo ela acaba destacando da parede.

Uma boa dica, e a coisa certa de se fazer neste caso, após o gesso ter sido lixado é passar o selador para gesso antes da pintura, assim você estará preparando a parede, e provavelmente não terá problemas com a tinta futuramente. No mercado você estará encontrando também algumas opções como a tinta para gesso, que no caso é aplicada diretamete sobre o gesso, sem a utilização do selador.

domingo

Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmo

Ao guardar ovos na geladeira evite que os mesmos fiquem próximos de alimentos de cheiro forte, pois por terem a casca porosa absorvem o odor dos mesmos.

Textura para parede


Foto-0502Textura artística é uma ótima opção para quem quer mudar a aparência do ambiente sem gastos elevados e sem aquela sugeira proveniente de poeiras encomodas contando também com a versatilidade e velocidade em que é aplicada, com toques de criatividade você poderá criar ambientes com aparências rústicas e aparências bem amenas e discretas.

A melhor forma de diluir a sua tinta é seguir a recomendação do fabricante, que normalmente vem especificada junto com modo de uso e rendimento do material.
O ideal é sempre ler a recomendação do fabricante quanto a diluição, rendimento e uso do material, porque pode haver uma variação de porcentagem, quanto a adição de água, nas primeiras e demais demãos, e quando se trata de qualidade da tinta também, existem tintas de segunda linha por exemplo que já vem pronta para uso, e vc pode ate danificar o seu material se não seguir essas recomendações.


Foto-0506Muitas vezes nos deparamos com cores que imaginamos terem sido preparadas com apenas um pigmento, mas na maioria das vezes a tinta é preparada com mais de um pigmeto, por isso também é muito difícil preparar uma tinta com a tonalidade igual a uma preparada anteriormente, muitas vezes mesmo usando medidas pré estabelecidas poderão haver variações, então uma dica, é calcular com sobras essa quantidade a ser usada para não se deparar com problemas como esse, já que tivemos a opção por preparar a tinta.

Continuando assunto anterior sobre preparação de cores.
As cores de tintas são preparadas com substâncias que são adicionadas, os pigmentos, existem pigmentos de variadas cores prontas, e as cores que você mesmo pode preparar, com as cores primárias (assunto que lembra o tempo de escola), isso mesmo, aprendemos sobre esse assunto no tempo de escola, você combina as cores e obtem assim, diversas tonalidades.
As cores primárias são: azul, amarelo e vermelho.
Combinando essas tres cores e o preto, você irá chegar a diversas tonalidades.
Sabendo as substâncias que são adicionadas a tinta para a preparação da cor, e que essa substância chama-se pigmento, você deve saber também que a tinta branca já vem pigmentada, isso mesmo. A tinta branca para chegar a um certo tom de branco, que define também a sua qualidade de cobertura, ou seja, quanto mais desse pigmento branco a tinta tiver mais cobertura ela terá, lembrando que isso interfere no preço da tinta também, normalmente tintas que tem valor mais elevado, costuma ter também melhor cobertura, maior resistência e por ai vai.
Então o que acontece na hora da pigmentação é que existe uma variação da cor, dela quando esta molhada para quando esta seca, quando a tinta contém menos pigmento branco, e você acrescenta o colorido, naturalmente na tinta molhada, você irá chegar rapidamente a um certo tom desejado, oque acontece depois na secagem é que essa cor pode clarear bastante, trazendo muitas vezes um resultado indesejado. Ai é aplicado a dica do teste, ou seja, antes de pintar toda a parede faça testes e deixe a tinta secar, depois de chegar no tom desejado da cor ai sim pode pintar sua parede sem problemas.
O mesmo ocorre com a tinta que contem uma quantidade maior de pigmento branco, no caso voçê acrescenta uma quantidade maior para chegar a tonalidade na cor da tinta molhada, e cuidado, normalmente essa tinta escurece ao secar, um efeito contrário ao anterior, podendo assim causar insatisfações também, por isso aplique também a dica do teste de comparações molhado e seco.

sábado

como tirar a pele de tomates

Para tirar a pele do tomate com mais facilidade, faça um corte em cruz na ponta do mesmo. Mergulhe-o em água fervente por 2 minutos.Retire-o e passe-o na água com gelo

Como acabar com o cupim de madeira


sexta-feira

Não tempere o bife com o sal antes de fritá-lo pois o sal desidrata a carne fazendo-a perder suas propriedades nutritivas.

Granito ou porcelanato qual o melhor?



clique aqui para ampliar

Quem vai construir ou reformar fica na duvida de qual piso usar, exemplo; que piso devo usar? Granito ou porcelanato:

Nas linhas do texto abaixo, você encontra algumas características de cada piso.

Granitos

  • Os granitos são mais resistentes que o porcelanato.
  • Sendo usado em áreas de grande trafego de pessoas como, lojas, shopping, restaurantes e casas.
  • Outro fator interessante a respeito do granito é a valorização que Ele da ao imóvel.

Porcelanato

  • O porcelanato é um piso para áreas internas, como casas, apartamentos, halls e outros.
  • Sendo o porcelanato um piso rústico ou liso com acabamentos fosco, acetinado ou brilhante.

Enfim, escolher piso e acabamentos é uma questão de gosto pessoal.

O piso de granito pode agradar uma pessoa, e o porcelanato pode agradar outra.

Boa sorte.

Aprenda as características de cada tinta

[lata+de+tinta.bmp]
Nas linhas do texto abaixo, você encontra algumas características de cada tinta e sua diferença.

A tinta Pva:

Tinta Pva é usa em áreas internas da casa.
Tinta acrílica:

A tinta acrílica é usada em áreas internas e externas da casa, apartamentos e prédios.
Tinta esmalte:

A tinta esmalte serve para pintar moveis de madeiras, ferro, portas e outras coisas mais.
Tintas epóxi:

A tinta epóxi serve para pintar piso de azulejo, concreto, contra pisos e outros.
Texturas:

As texturas servem para revestir e decorar paredes de áreas internas e externas, sendo um revestimento de alta resistência.
Tintas impermeabilizantes:

As tintas impermeabilizantes servem para impermeabilizar paredes de áreas internas e externas.
Verniz:

O verniz serve para proteger, dar acabamento e beleza as madeiras internas e externas.
Massa corrida:

A massa corrida serve para alisar as paredes internas, e dar acabamento liso nas mesmas.
Obs: a massa Pva na resiste a umidades.
Massa acrílica:

A massa acrílica serve para paredes de áreas internas e externas de casas prédios.
Obs: a massa acrílica tem resistência maior que a massa corrida Pva.
Corante/pigmento:

O Corante tem como finalidade tingir tintas, sendo que cada tinta deve ser tingida com um corante da mesma base.
Massa de madeira:

A massa de madeira é uma massa especifica para corrigir falhas nas madeiras.
Gesso:

O gesso é para revestir paredes internas, sendo que o gesso serve também para rebaixar tetos e forros.
Cal:

O cal é uma produto de valor baixo, que serve para pintar paredes internas e externas.
Exemplo: pintar paredes com cal.
Enfim, cada tinta tem sua característica própria, sendo usada em cada área especifica.

Conclusão: Caso tenha duvidas deixe sua pergunta abaixo, ou consultem seu profissional de confiança.

quinta-feira

como se livrar de formigas da cozinha


Quando as formigas atacarem a cozinha, coloque nos cantos onde elas costumam passar um pouco de pó de café, sal, talco ou casca de pepino. É tiro e queda!
Quando estão dentro do açucareiro, pegue um cravo-da-índia, mergulhe no álcool e depois jogue o cravo dentro do pote de açucar. Elas saem rapidinho

Quando usar somente meio abacate e para que a outra metade não escureça polvilhe sobre sua superfície farinha de rosca.

como fazer uma mesa de mosaico

Mosaico é usado na decoração de mesas, pisos e painéis.
Dica: Aprenda como fazer uma mesa de mosaico fácil.
A primeira coisa que devemos fazer é comprar azulejos em duas cores, exemplo; azulejos brancos e verde.
  • Compre também cola de sapateiro para fixar os caquinhos do azulejo sobre a mesa.
Preparando os azulejos e colando sobre a mesa:
  • Quebre os azulejos em pedacinhos, com várias formas e tamanhos irregulares.
  • Pegue um lápis e faça um desenho de um vaso sobre a mesa.
  • Após fazer o desenho, espalhe um pouco de cola de sapateiro com um pincel sobre o desenho.
  • Passe também um pouco de cola no azulejo, que vai ser colado na madeira da mesa.
  • Comece a colar os pedaços de azulejos sobre o desenho.
  • Exemplo: No desenho do vaso cole os pedacinhos de azulejos verdes.
  • Após completar o desenho do vaso, comece a completar toda área envolta do vaso com pedacinhos de azulejos brancos.
  • Faça uma revisão nos azulejos colados e finalize.
Dicas: rejunte o mosaico com uma cor de rejunte que combine com os azulejos.
Exemplo: branco, marrom clarinho, bege ou cinza.
Dicas gerais: você pode criar várias formas de desenhos, como; vasos de plantas, desenhos de garrafas, copos, flores, desenhos irregulares e outros.

Assista o vídeo acima que fala sobre mosaico.
Boa sorte.

quarta-feira

como separar lixo para reciclagem

Você quer reciclar e tem dúvidas com? Veja abaixo algumas dicas.

Materiais Recicláveis:

Os materiais mais comuns encontrado no lixo urbano e que podem ser reciclados são:

- Plásticos:
- Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
- Potes de cremes, xampus;
- Tubos e canos;
- Brinquedos;
- Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
- Isopor.

Alumínio:
- Latinhas de cerveja e refrigerante;
- Esquadrias e molduras de quadros;

Metais Ferrosos:
- Molas e latas.

Papel e Papelão:
- Jornais, revistas, impressos em geral;
- Papel de fax;
- Embalagens longa-vida.

Vidro:
- Frascos, garrafas;
- Vidros de conserva.

Materiais não recicláveis:
- Cerâmicas;
- Vidros pirex e similares;
- Acrílico;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
- Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
- Fotografias;
- Espelhos;
- Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
- Fitas e etiquetas adesivas.

Como preparar os materiais:
- Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.
- Vidros: lave-os bem e retire as tampas.
- Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
- Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos
- As caixinhas de leite do tipo longa vida também devem ser limpas para evitar que a sujeira deixe mau cheiro e atraia animais como ratos e baratas.

Para não embolorar Quando vc limpar um armário passe por dentro uma mistura de água com vinagre e água sanitária, isto evitará de embolorar.

quinta-feira

ansiedade : dicas para enfrentar.


A ansiedade é um estado caracterizado por medo, apreensão, mal-estar, desconforto, insegurança, estranheza do ambiente ou de si mesmo e, muito freqüentemente, pela sensação de que algo desagradável está para acontecer. Além dos medicamentos convencionais, existem algumas alternativas naturais que podem nos ajudar a controlar a ansiedade. É sobre elas que vamos falar.

1) A forma mais comum de tratar a ansiedade é a prática de exercícios físicos. Praticar exercícios físicos ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Essa alternativa costuma funcionar dependendo da disposição da pessoa, uma vez que nem todo mundo gosta de praticar exercícios.
Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, já pode ajudar a lidar com a ansiedade. O momento da caminhada, além de ser um exercício para o corpo, também pode ser aproveitado para trabalhar a mente, sob a forma da meditação ativa. Quando você anda, pensa. A caminhada de meia hora é um movimento repetitivo e você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade que precisa trabalhar;

2) Pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. Para as que ficam estressadas com mais facilidade recomendo sessões de massagem e acupuntura regulares, além de ioga e meditação. Muitos pacientes com ansiedade se beneficiam também de tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais de Bach. A ioga oferece ao praticante a possibilidade de aprender a controlar sua mente e seu corpo. Este controle, que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação. Tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse. Além da ioga, outra alternativa de controle da ansiedade são as massagens. Se tiverem uma abordagem mais oriental, buscando o equilíbrio emocional, melhor;

3) Para reduzir as reações do sistema nervoso autônomo, devemos fazer o controle da respiração. Isto pode ser feito compassando a respiração e inspirando lentamente pelo nariz, com a boca fechada. Ao inspirar deixar o abdome expandir-se, ou seja, estufar a barriga e não o peito. Depois, expirar lentamente, expelindo o ar pela boca. Isto pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Além disso, quando você estiver em um ambiente silencioso e com possibilidade de ficar deitado, use uma técnica de relaxamento. O relaxamento combinado com a respiração diafragmática, certamente, reduzirá a respiração ofegante, a taquicardia e o tremor;

4) Em situações de ansiedade que se estendem por longos períodos, recomenda-se que a pessoa evite os pensamentos negativos ou catastróficos. Deve-se tentar dimensionar a gravidade da situação, questionando a si mesmo se existe uma forma alternativa de análise, se estamos superestimando o grau de responsabilidade que temos nos fatos ou se estamos subestimando o grau de controle que podemos ter. Uma vez avaliada a situação, devemos substituir os pensamentos sobre o evento temido, principalmente, os negativos por outros pensamentos. Sempre que um pensamento negativo se iniciar, devesse substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível e trata-se de um aspecto importante, pois os pensamentos e as falas negativas agravam a situação, intensificando as respostas autonômicas, como o mal-estar e o descontrole respiratório;

5) Para controlar a ansiedade, podemos ingerir alimentos que sejam fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, como a banana e o chocolate, de forma moderada, para não ganhar peso. Outra possibilidade é ingerir o triptofano em cápsulas, junto com vitamina B6 e magnésio. Outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina. Eles aumentam a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. Eles também podem ser ingeridos em cápsulas, mas apenas com a orientação de um médico especialista. Existem ainda os chás. A maioria possui substâncias que funcionam como sedativos suaves e podem ajudar no controle da ansiedade diária. As plantas mais conhecidas e estudadas com essa ação são a passiflora, a melissa a camomila e a valeriana.




Adriana de Araújo é psicóloga clínica e hipnoterapeuta ericksoniana.

lanches mais fracionados não fazem mal nenhum a saúde nem a dieta


Você já come de três em três horas como manda o manual da alimentação saudável, equilibra as refeições e vive de olho nos alimentos que coloca no prato, mas o que fazer quando ainda não se passaram três horas entre uma refeição e outra, e bate aquela fome? Uma opção saudável é preencher a sensação de vazio no estômago com algum lanchinho que não prejudique a sua dieta. É isso mesmo! Lanchinho. Já que eles são feitos nos intervalos entre a refeição principal e os lanches convencionais.

Os lanches mais fracionados não fazem mal nenhum a saúde nem a dieta e até podem, dependendo da pessoa, estimular o metabolismo e reduzir o apetite da próxima refeição, porém, deve-se prestar atenção nas calorias ingeridas nesses intervalos: "Precisam ser alimentos que matem a fome sem acabar com a sua dieta", explica a nutri Anita Sachs, professora de nutrição da Unifesp.

A nutricionista Daniela Jobst, conta que os lanchinhos são mais do que recomendados,pois, quando o organismo fica muito tempo sem receber alimentos, o metabolismo desacelera e o corpo acumula gordura. "Por isso, fazer um lanchinho saudável é importante para manter o equilíbrio do organismo e a boa forma", explica ela.


Depois do lanche do café da manhã
Nesse período, o organismo está começando a processar os nutrientes que recebe, por isso, é importante ingerir alimentos com poucas calorias e que metabolizem energia rapidamente. O ideal, segundo a nutricionista Anita Sachs, é comer uma fruta natural ou seca, ou tomar um copo de água de coco ou de suco natural. Leves e nutritivos, eles saciam a fome e hidratam seu organismo.

Antes ou depois do lanche da tarde
Se o lanche da tarde costuma ser turbinado, equilibrando proteínas e gordura, invista em alimentos mais leves, como frutas ou torradas, nos lanchinhos. O ideal é fazer um bom lanche da tarde, com pão e requeijão, biscoitos sem recheio, uma fatia de bolo ou um copo de leite batido com frutas. Caso você ainda sinta fome, coma uma fruta no intervalo antes do jantar. "Com um lanche equilibrado, dificilmente seu organismo vai sentir fome e você estará saciado até a próxima refeição, mas caso você ainda sinta aquela fominha, invista nas frutas e nos sucos. Os chás também são bem vindos", explica Anita.

Antes de dormir
À noite, nosso organismo processa mais lentamente a digestão de alimentos, por isso, o mais recomendado é ingerir lanchinhos que não tirem o sono ou causem uma baita dor de estômago. "Biscoitos sem recheio, torradas com requeijão light e um copo de leite ou de chá são mais que bem vindos", recomenda Daniela. "Mas é preciso variar um pouco para não exagerar nos carboidratos. As pessoas associam lanches aos pães, bolos, biscoitos e esquecem que o cardápio variado deve ser composto por outros ingredientes", explica ela.


Doce pode? Quando?
Segundo a nutricionista Anita Sachs, os doces são liberados, mas em pequenas quantidades. É saudável ingerir um pedacinho (15 gramas) de chocolate, preferencialmente amargo, ou de outro doce, porque isso faz com que seu organismo relaxe.

Daniela Jobst explica que os doces são mais bem absorvidos pelo organismo quando ingeridos após as refeições. "Isolados, demoram mais para serem metabolizados e provocam picos de liberação de insulina na corrente sanguínea, podendo causar acúmulo de gordura", diz. Por isso, prefira ingeri-los como sobremesa, após o almoço, período em que você ainda tem tempo para gastar energias.

Integral é melhor?
Por facilitarem a digestão, ajudarem no funcionamento da flora intestinal e saciarem mais a fome, os integrais são sempre a melhor pedida para qualquer refeição. Como se trata de lanchinhos entre as refeições, eles são mais do que recomendados, já que a ideia é comer algo leve e nutritivo para "agüentar" até a hora da refeição principal.

No supermercado
Encha o carrinho com frutas (nas versões in natura ou secas), iogurtes, cereais, sucos e chás. Biscoitos integrais e proteínas também não podem faltar, por isso, faça uma listinha com alguns componentes essenciais a sua alimentação, assim, você não substitui o que esqueceu por guloseimas calóricas com poucos nutrientes e pode fazer aquela boquinha sem receio de fazer o ponteiro da balança subir. "A gente acaba comprando por impulso e por gula e depois fica difícil não comer as tentações. Elas não são proibidas, mas não devem ser consumidas em grande quantidade", explica Daniela.

Também vale prestar atenção no consumo em excesso de comidas industrializadas e enlatados. "Os alimentos naturais são sempre mais saudáveis". Outra dica da nutri é ser comedido em relação aos alimentos da moda. "Olhe sempre os rótulos. As informações nutricionais desmistificam os mitos e você não cai no conto da barrinha de cereal que, tirando raras exceções, apresenta índices insignificantes de fibras e nutrientes, além de conter açúcar", finaliza ela.

limpeza

Limão, vinagre, sal e bicarbonato de sódio em casa.
Quando os produtos são misturados em água, eles têm alto poder de limpeza e podem ser usados em qualquer local da casa.

quarta-feira

Extrato de tomate


Extrato de tomate

Você já calculou o tanto de extrato de tomate que vai par o lixo? Você usa um pouquinho, o que sobra volta para a geladeira e depois de poucos dias: lixo! A solução é congelar. Depois, corte a caixinha com uma tesoura de cozinha e retire o extrato congelado. Embrulhe em filme plástico e volte ao freezer. No momento de utilizar, retire o extrato do freezer e corte a porção desejada. O restante volte ao congelador, onde pode ficar guardado por até 3 meses. Um pouco de economia não faz mal a ninguém

terça-feira

como acabar com traças


Todos conhecem o capim limão, também conhecido por chá-de-estrada, capim-cheiroso, capim-cidreira.

Atenção! Muita gente confunde o capim-limão com a erva-cidreira. De fato as duas espécies têm uma substância em comum, o citral, responsável pelo aroma. Mas são diferentes, até no visual. As folhas do capim limão são finas e compridas e as da erva cidreira, são gordinhas.

Ele cresce em moitas que alcançam de 60 a 80 centímetros de altura. Suas folhas são finas, pontiagudas, ásperas e cortantes.

O aroma da planta é cítrico, muito parecido com o do limão. Insetos, como a traça, odeiam esse cheiro. Por isso, além de deixar o ambiente perfumado, os sachês recheados de folhas picadas servem como repelente.

* Como fazer o sache?

Corte as folhas frescas, ponha-as em saquinhos e espalhe-os em gavetas e armários. Quando ficarem secas e sem cheir
o, será hora de trocar o recheio.

Banho-maria


Banho-maria
Para que a temperatura fique mais elevada, coloque na água um pouco de bicarbonato de sódio.

Aroma no azeite



Aroma no azeite
Um simples galho de alecrim no azeite pode fazer a maior diferença. Quem gosta de temperar a salada com molho a base de azeite de oliva pode dar um toque ainda mais especial ao colocar no vidro do azeite, um galho de alecrim fresco, um dente de alho, uma pimenta de cheiro ou malagueta ou as ervas e especiarias que mais gostar. Para começar, escolha um vidrinho pequeno, assim você não precisa aromatizar uma embalagem inteira de azeite! Veja abaixo algumas receitas que você pode substituir o azeite comum pelo seu azeite aromatizado

dietas

Como reduzir calorias dos alimentos
Na hora de preparar alimentos, experimente fazer as seguintes substituições:

REFOGAR - se a sua receita pedir para refogar determinado alimento, ponha junto na panela: metade da quantidade do óleo pedido (ou menos), os temperos (a vontade), o alimento e um pouco de água. Deixe cozinhar tudo junto e depois siga a receita normalmente.

FRITURAS - melhor não usar no seu dia a dia, deixe para ocasiões especiais. Faça o que queria frito, assado (batatas assadas ao invés de batatas fritas, por exemplo). Se deseja uma comida empanada, passe na mistura de um ovo e claras e ponha para assar.

OVOS - Sempre que puder use mais as claras. Assim, se a receita pedir dois ovos, ponha um ovo e mais uma clara, e assim sucessivamente.

GORDURAS - cortar o pedido de manteiga ou outra gordura (óleo, margarinas, etc.) da receita ao meio, ou substitua totalmente as manteigas (etc.), pela metade da quantidade em "margarinas lights".

LEITES E DERIVADOS - Não use leite integral, use o leite desnatado, faça o mesmo com os seus derivados (queijos, iogurtes, etc.). Nos pratos que pedir Creme de Leite, substitua por Cremes lights, ou por iogurte desnatado.
MAIONESE - use as "lights", ou faça com leite (ver receita), ou use queijo Ricota.

saúde






Dietas:
Beba um copo de água mineral 15 minutos antes das refeições, pois enche o estômago e diminui o apetite.
Aperitivos:
Caroços de abóbora torrados com sal servem como aperitivos. Fazem bem para os rins e bexiga. O mesmo vale para a soja.


Para acabar com as hemorróidas:
Coma pelo menos 3 x por semana, 100 gramas de purê de abóbora (qualquer abóbora).
É um santo remédio.

Roupas claras


Para deixar roupas brancas bem claras. Para que as roupas brancas fiquem bem clarinhas, é só colocar uma tampa de álcool de cozinha na água com sabão em pó e deixar de molho. “Só que tem uma coisa. Não adianta deixar a roupa de molho de um dia para o outro

limpeza


Limão, vinagre, sal e bicarbonato de sódio em casa.
Quando os produtos são misturados em água, eles têm alto poder de limpeza e podem ser usados em qualquer local da casa.