domingo

Textura para parede


Foto-0502Textura artística é uma ótima opção para quem quer mudar a aparência do ambiente sem gastos elevados e sem aquela sugeira proveniente de poeiras encomodas contando também com a versatilidade e velocidade em que é aplicada, com toques de criatividade você poderá criar ambientes com aparências rústicas e aparências bem amenas e discretas.

A melhor forma de diluir a sua tinta é seguir a recomendação do fabricante, que normalmente vem especificada junto com modo de uso e rendimento do material.
O ideal é sempre ler a recomendação do fabricante quanto a diluição, rendimento e uso do material, porque pode haver uma variação de porcentagem, quanto a adição de água, nas primeiras e demais demãos, e quando se trata de qualidade da tinta também, existem tintas de segunda linha por exemplo que já vem pronta para uso, e vc pode ate danificar o seu material se não seguir essas recomendações.


Foto-0506Muitas vezes nos deparamos com cores que imaginamos terem sido preparadas com apenas um pigmento, mas na maioria das vezes a tinta é preparada com mais de um pigmeto, por isso também é muito difícil preparar uma tinta com a tonalidade igual a uma preparada anteriormente, muitas vezes mesmo usando medidas pré estabelecidas poderão haver variações, então uma dica, é calcular com sobras essa quantidade a ser usada para não se deparar com problemas como esse, já que tivemos a opção por preparar a tinta.

Continuando assunto anterior sobre preparação de cores.
As cores de tintas são preparadas com substâncias que são adicionadas, os pigmentos, existem pigmentos de variadas cores prontas, e as cores que você mesmo pode preparar, com as cores primárias (assunto que lembra o tempo de escola), isso mesmo, aprendemos sobre esse assunto no tempo de escola, você combina as cores e obtem assim, diversas tonalidades.
As cores primárias são: azul, amarelo e vermelho.
Combinando essas tres cores e o preto, você irá chegar a diversas tonalidades.
Sabendo as substâncias que são adicionadas a tinta para a preparação da cor, e que essa substância chama-se pigmento, você deve saber também que a tinta branca já vem pigmentada, isso mesmo. A tinta branca para chegar a um certo tom de branco, que define também a sua qualidade de cobertura, ou seja, quanto mais desse pigmento branco a tinta tiver mais cobertura ela terá, lembrando que isso interfere no preço da tinta também, normalmente tintas que tem valor mais elevado, costuma ter também melhor cobertura, maior resistência e por ai vai.
Então o que acontece na hora da pigmentação é que existe uma variação da cor, dela quando esta molhada para quando esta seca, quando a tinta contém menos pigmento branco, e você acrescenta o colorido, naturalmente na tinta molhada, você irá chegar rapidamente a um certo tom desejado, oque acontece depois na secagem é que essa cor pode clarear bastante, trazendo muitas vezes um resultado indesejado. Ai é aplicado a dica do teste, ou seja, antes de pintar toda a parede faça testes e deixe a tinta secar, depois de chegar no tom desejado da cor ai sim pode pintar sua parede sem problemas.
O mesmo ocorre com a tinta que contem uma quantidade maior de pigmento branco, no caso voçê acrescenta uma quantidade maior para chegar a tonalidade na cor da tinta molhada, e cuidado, normalmente essa tinta escurece ao secar, um efeito contrário ao anterior, podendo assim causar insatisfações também, por isso aplique também a dica do teste de comparações molhado e seco.

Nenhum comentário: